quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ENTRANDO NA CIDADE

Entrando na Cidade
AT. 9.1-6 INTRODUÇÃO

1. O apóstolo Paulo, antes de conhecer a Jesus, tinha uma vida antagônica à Missão da Igreja. 2. Enquanto a Igreja Pregava, Ensinava e Testemunhava acerca de Jesus para a Salvação das Pessoas, Paulo perseguia a mesma, respirando ameaças e mortes. 3. Paulo pediu ao Sumo Sacerdote cartas para Damasco, para as sinagogas, a fim de que, se encontrasse alguns dos nazarenos, quer homens ou mulheres, os conduzisse presos a Jerusalém. 4. Uma pessoa que não conhece a Jesus além de não fazer a Obra d'Ele, ainda o persegue.
I - ZELO SEM ENTENDIMENTO
1. Paulo tinha uma visão acerca de Deus : conforme a religião que recebera.2. Ele procurava zelar pelo Nome de Deus ao seu modo. Ele não evangelizava o mundo, mas impedia a Evangelização do Mundo. 3. Ele não tinha a Luz : Jesus - É a Luz do Mundo. 4. Paulo exemplifica o grupo de pessoas que quer fazer algo para Deus, mas que não tiveram um encontro com Jesus na dimensão necessária : vêm, mas não enxergam.
II - ENTENDIMENTO SEM ZELO
1. Paulo com a sua vida, fala indiretamente de um outro grupo de pessoas que se antagoniza com a sua realidade antes de conhecer a Jesus. 2. Ë o grupo de pessoas que tem "entendimento, mas não têm zelo". 3. Este grupo viu a Luz raiar, mas reteve os efeitos benignos da mesma: não compartilhou. 4. Este grupo é mais letal do que o primeiro, pois o primeiro peca pelo que não têm condições de ter e o último, peca pelas condições que tem de ter.
III - ENTENDIMENTO COM ZELO
1. Diante das duas opções anteriores, a melhor é a terceira.2. Quando a Luz raiou na vida de Paulo, ele não ofereceu resistência, mas rendeu-se à Luz.3. Prontamente, assumiu a postura de servo : "Senhor, que queres que eu faça ?". 4. Jesus disse: "Se me chamais de Senhor, porque não fazeis o que vos mando ?"
LIÇÕES QUE O TEXTO NOS OFERECE
1. Tanto o que tem "zelo, mas não tem entendimento" , como o que tem "entendimento, mas não tem zelo" são dois opositores do Evangelho : Um faz oposição do lado de fora e o outro, do lado de dentro da Igreja. 2. Há pessoas que são religiosas, mas que estão perdendo o seu tempo, pois não se encaixaram nos parâmetros divinos. 3. Há pessoas que estão fazendo alguma coisa em Nome de Deus na aparência, mas não em essência. 4. Há pessoas que pensam que estão a serviço de Deus, mas não estão. Elas podem estar a serviço delas e dos seus propósitos, até mesmo da religião , mas não estão a serviço de Deus.5. Quando alguém se rende ao Senhor, pode tornar-se num canal de grande proporções para a ação genuína de Deus. 6. A vida inútil de alguém, pode ser muito útil nas mãos de Deus para abençoar e salvar as pessoas. 7. Deus precisa de pessoas para salvar as pessoas que precisam de Deus.
O QUE DEUS QUER IMPRIMIR EM SEU CORAÇÃO ATRAVÉS DO TEXTO
1. Levanta-te - Deus lhe convida a tomar uma postura neste momento. Deixa a segurança do palácio. Sai do descanso. Sai do marasmo. Toma uma posição. Põe-te sobre os teus pés. Anda com os teus pés. Não tente andar com os pés dos outros.2. Entra na cidade - Conhece a cidade. Conhece as pessoas da cidade. Conhece as necessidades da cidade...das pessoas. Entra na corrente sangüínea da cidade. Participa da vida da cidade. Seja participativo. 3. E lá te será dito o que te convém fazer - Quando alguém vê ... enxerga, então compreende melhor a voz de comando. O informe toma forma. Paulo passando pela experiência da cegueira, entende a missão que lhe é destinada pelo Mestre, Senhor e Rei : Levar a Luz para os gentios (At.9.15,16).
CONCLUSÃO
1. Em que situação você se encontra: ZELO SEM ENTENDIMENTO, ENTENDIMENTO SEM ZELO ou ENTENDIMENTO COM ZELO ? 2. Se Jesus é Senhor de sua vida, então faça o que Ele ordena. 3. Assuma uma postura neste momento, entre na cidade e fique na dependência de Deus, que Ele irá lhe falar acerca do se convém fazer. REV. ALBERTO MATOS


O Rev. Alberto Matos, é casado com Lucileide a 24 anos e é pai de 3 filhos. Reside atualmente nos Estados Unidos. Para mais informações, leia:
http://www.albertomatos.net/bio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SALMO 126:vs3

Então a nossa boca se encheu de riso e a nossa língua de cânticos; então se dizia entre as nações :
Grandes coisasfez o Senhor a estes.
Grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres.

Quem sou eu

Minha foto
Sou um jovem cristão novo convertido, não sou o melhor exemplo, mas procuro melhorar corrigindo meus erros. Amo minha esposa,que retribui esse amor igualmente sendo,sendo assim a melhor esposa que um homem poderia querer. Portanto sem mais delongas digo : Sou o que sou e é tudo que sou !!!

Pesquisar este blog

Arquivo do blog